[obm-l] Re: [obm-l] função quadrática

From: Faelccmm@aol.com
>Olá pessoal,
>
>Vejam a questão:
>
>(VUNESP) Uma função quadrática tem o eixo dos y como eixo de simetria. A
distância entre os >zeros da função é de 4 unidades, e a função tem -5 como
valor mínimo. Esta função quadrática é:

>Resp: y= (5/4)x^2 -5
>
>Observação: Eu, ao ver o exercício pensei... se a função quadrática tem o
eixo dos y como eixo >de simetria então b=0.  E como o exercício diz que a
função tem -5 como valor mínimo fiz:

>Para dizer qual é a função presiraremos de a e c. Como o vertíce está no
eixo y então c=y_min= >-5. Agora, e para achar o valor de "a"?

Se a função é y(x) = ax^2 - 5, o "a" é positivo pois a função tem mínimo,
quais são as raízes? São RQ(5/a) e -RQ(5/a). A distância das raízes é 2
RQ(5/a) = 4, portanto 5/a = 4, e a = 5/4. Não tem muito mistério.

Abraço,
Eduardo.