[obm-l] RE: [obm-l] classifiquem a função

Ola Olavo, Prof Morgado e demais
membros desta lista ... OBM-L,

Com respeito a mensagem do Prof Morgado e as Barbas Brancas do Prof Olavo
talvez seja interessante perguntar qual a razao deste nome : "transformação
homográfica". Literamente seria "homo=mesmo, grafica=grafico". Mesmo grafico
?

Se Y=(Ax+B)/(Cx+D) entao Y=(A/C)*((ACx+BC)/(ACx+AD))
Y=(A/C)*((ACx+AD+BC-AD)/(ACx+AD))=(A/C)*(1  + (BC-AD)/(ACx+AD))
Y=A/C  +  (A/C)*((BC-AD)/(ACx+AD))

Se BC - AD "e diferente de" 0 entao :

x -> +INF ou  x -> -INF entao Y -> A/C
(Por valores maiores ou menores que A/C, dependendo de sinais )

x -> -D/C entao Y -> +INF ou Y -> -INF
(Para +INF ou -INF dependendo do sentido da aproximacao de x )

Ou seja, claramente que haverao duas assintotas, uma vertical e outra
horizontal. Os graficos sao, portanto, muito parecidos. Seria esta a razao
do nome "homograficas" ?

Seria possivel fazer coisas interessantes com estas funcoes ?

Seja Y = (2x+3)/(2-3x). Qual e a imagem de [1/3, 1] pela funcao Y, isto e,
quem e Y([1/3, 1]) ? Qual e a imagem inversa de [-1, -1/3], isto e, quem e

Agora, considere que as assintotas sao espelhos e que os dois ramos da
funcao acima se refletem em ambos os espelhos. Existe uma EQUACAO
F(X,Y)=0 que tenha tal grafico ?

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,1708,140103