[obm-l] Diversos

Caros amigos da lista:

1)Estava um dia em minha casa e comecei a estudar construções geométricas( com régua lisa e compasso, somente) e bolei alguns exercícios para eu mesmo resolver. Por exemplo: construir duas retas perpendiculares, logo após contruir um ângulo de 30º, logo após, contruir um ângulo de 15º, logo após contruir um triângulo retângulo de ângulos agudos 30 e 60 graus, isso como incentivo para continuação no estudo de construções que auxiliam na geometria. A questão é: Se não me engano, vi um livro que se chama Contruções Geométricas do prof. Eduardo Wagner, da Coleção do professor de Matemática. Este livro é completo para o estudo de questões sobre este tema da OBM?

Obs: Estas questões para vocês são moleza, mas só citei pois comecei a estudar tal assunto somente agora.

2) Caro Faelccmm, vc estava perguntando sobre exercícios de geometria, né? Então gostaria de citar uns livrinhos que ajudam para começar: Geometria do Oswaldo Marcondes e Ed. do Brasil de 1969;  Geometria plana Vol9 da "coleção do Iezzi".
Gostaria de dizer também, que eu acho legal se vc pegasse algumas provas de matemática do Colégio Naval, pois tem exercícios de geometria que eu considero interessantes.

Obs: Citei estes livros pois tratam de assuntos importantes e demonstram alguns teoremas, mas não são base total para a OBM.