[obm-l] Re:[obm-l] Dúvida Da Fuvest

> Olá pessoal da lista,
>
>   A minha dúvida é quanto a primeira questão da Fuvest d
e Matemática da 2ª Fase (parte b). Aí vai:

> (b) Quantos múltiplos de 9 ou 15 há entre 100 e 1000?
>
> [Notações]
>
> Sejam:
>  p: o nº de múltiplos de 9 entre 100 e 1000
>  q: o nº de múltiplos de 15 entre 100 e 1000
>  r: o nº de múltiplos de 9 e 15 entre 100 e 1000

  [Questão]

> Em todos os gabaritos veio a resposta para a parte (b) c
omo sendo p+q-r. Não seria p+q-
2r? O que eu pensei no dia foi assim: entre todos os p's v
ocê contou os múltiplos de 45 e entre todos os q's também.
 Eu admiti "ou" como sendo exclusivo (ou este ou aquele),
e por isso eu achei que você deveria subtrair 2 r's. Aí fi
quei sem saber. Espero algum esclarecimento maior por part
e de vocês.

  Olá Helder

 Como ele disse múltiplos de 9 ou de 15,estes são
múltiplos ou de 9,ou de 15 ou de ambos, ou seja, o
múltiplo  deve pertencer a pelo menos um dos conjuntos p
ou q, o que dá: p+q-r. É a união de p com q.

   Até mais

                Rafael

> Busca Yahoo!
> O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na
 Internet

E-mail Premium BOL
Antivírus, anti-spam e até 100 MB de espaço. Assine já!
http://email.bol.com.br/