Sent: Thursday, January 09, 2003 8:07 PM
Subject: [obm-l] trigonometria

Olá pessoal,

Vejam a questão:

O ângulo alfa é agudo e tg(alfa)= 5/12. Calcule sen(alfa) e cos(alfa).

Eu não estou com dúvidas de como resolver esta questão pois através da relação derivada sec^2(x)=1 + tg^2(x) eu descobri a secante e através desta descobri o cos. A partir daí, descobri o sen pela relação fundamental sen^2 (x) + cos^2 (x) =1

Obs: Minha dúvida é : Se tg=sen/cos, a resposta não poderia ser sen (alfa)=5 (já que ele é o numerador) e cos (alfa)= 12 já que é o numerador