Re: Fw: [obm-l] trigonometria

Oi Pesoal!

Só uma coisa em relação a esse problema. Lembrem que
seno e cosseno devem ser valores entre -1 e 1 então
esses valores que vocês colocaram não podem ser os
valores de seno e cosseno. Podem ser os valores dos
lados de un triângulo retângulo que tem alfa como um
de seus ângulos.

Na verdade Rafael você pode fazer isso mesmo que você
falou diretamente, considerar que o cateto oposto mede
5 e o adjacente mede 12 assim achando a hipotenusa que
vale 13. Aí fica fácil de determinar o seno e cosseno:
sen(alfa) = 5/13
cosseno(alfa) = 12/13

Mas você não pode falar nada sobre os lados do
triângulo porque existem infinitos tamanhos de
triângulos que têm o mesmo ângulo alfa. Podem ser
quaisquer valores que tenham essas razões 5/13 e
12/13. Os valores que JF colocou por exemplo servem
como lados.

Rafael.

 --- Jose Francisco Guimaraes Costa
<jfgcosta@unisys.com.br> escreveu: > Pode.

> Também são soluções sin(alfa)=10 com cos(alfa)=24, e
> sin(alfa)=85 com cos(alfa)=204.
>
> Para mostrar que estas duas soluções também são
> válidas, veja que 10/24=85/204=5/12.
>
> JF

Busca Yahoo!
O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na Internet
http://br.busca.yahoo.com/