[obm-l] Re: [obm-l] Dúvida em relação a naturais, problemas de raciocínio matemático, múltiplos, etc

> Por que B é um multiplo de 5 e B < 5 (vamos chamar de condição 1)? Seria
por
que ele, o cinco, está no denominador é B no numerador e como eles são
multiplos não pode dar como quociente um número fracionário?

Resposta:
Sim. C = 20 - ( 21 / 5 )B

B e C são números inteiros não negativos. Assim, (21 / 5) B deve ser um
número inteiro! Para que ele seja inteiro B deve ser multiplo de 5, mas se
ele for um multiplo de 5 maior ou igual a 5, C será negativo, portanto B =
0.

> Mas mesmo que desse um número fracionário o outro fator (no caso deste
cálculo é o 21) não poderia estar "eliminando" este fracionário
transformando em natural?

Resposta:
Não. Só eliminaria se ele (o "outro fator") fosse um múltiplo do
denominador.

> Primeiro, se possível, esclarecer minha dúvida acima e provar que qualquer
número natural além do 21 poderia satisfazer a condição 1.

Resposta:
Isso não é verdade. A solução do problema está certa, e B deve ser um
multiplo de 5 (no caso, 0).

[]s
David

Busca Yahoo!
O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na Internet
http://br.busca.yahoo.com/