Re: [obm-l] polinômios

On Sat, Jan 04, 2003 at 12:56:05AM -0500, Faelccmm@aol.com wrote:
> Olá pessoal,
>
> Se 2x + 5 é identico à (x + m)^2 - (x - n)^2, então m^3 - n^3 é igual à:
>
> Ps: Meu gabarito está com alguns problemas de correspondência de questões só
> para vcs terem uma idéia neste exercício ele deu como resposta o seguinte:
> "Pedro lucrou 20%". Incrível, não!?
>
> Mas as alternativas são:
> a) 19         c) 35
> b) 28         d) 37
>
> Neste exercício o que eu procurei fazer foi desenvolver os produtos notáveis
> e procurais a identidade de polinômios, mas o valor que encontrei para m^3 -
> [...]
---end quoted text---

Note que (x+m)^2 - (x-n)^2 eh uma diferenca de quadrados, logo
 = (x+m + x-n)(x+m - x+n) = (2x+m+n)(m+n) = 2x(m+n) + (m+n)^2 = 2x + 5
por identidade de polinomios, m+n = 1, (m+n)^2 = 5   -  Oops!
Foi o que consegui enxergar nesse exercicio..
Espero ter ajudado um pouco,
--
Marcelo R Leitner <mrl@netbank.com.br>