[obm-l] Re: [obm-l] O que é o princípio da indução finita?

O princípio da indução finita é um dos axiomas de Peano, os quais definem o conjunto dos números naturais.

Ele diz o seguinte:
Seja N o conjunto dos números naturais (inteiros positivos)
Seja X um subconjunto de N com as seguintes propriedades:
a) 1 pertence a X, e
b) se n pertence a X então n+1 pertence a X
Neste caso, X = N.

Existe uma formulação que talvez seja mais apropriada para a resolução de problemas:
Seja P(x) uma proposição relativa ao número natural x.
a) Se P(1) for verdadeira, e
b) Se supondo P(n) verdadeira, pudermos provar que P(n+1) é verdadeira
Então, P(n) será verdadeira para cada número natural n.

O exemplo mais manjado é o seguinte:

Prove que 1 + 2 + 3 + ... + n = n(n+1)/2, para todo natural n.

Caso Base:
n =1  ==>  1  =  1*(1+1)/2  ==>  a fórmula vale para n = 1

Hipótese de Indução:
A fórmula vale para o natural n, ou seja:
1 + 2 + ... + n = n(n+1)/2

O caso n+1:
Somando (n+1) aos dois membros da fórmula para n, teremos:
1 + 2 + ... + n + (n+1)  =  n(n+1)/2 + (n+1) = (n+1)(n/2 + 1) = (n+1)(n+2)/2

Ou seja, dado que a fórmula vale para n, foi possível provar que ela vale para n+1.

Pelo princípio da indução finita, a fórmula vale para todo natural n.