[obm-l] Re: Questão do besouro cartesiano

Eu entendi o problema, acho  que sei como resolvê-lo mas não coloquei no papel ou desenvolvi até chegar no resultado final.
Proponho o seguinte:

1) Façam a equação da reta através de uma matriz com a seguinte disposição dos elementos: a11=5 a12=-11/2 a21=8 a22= -3/2 a31=x e a32=y . Igualem esta matriz e chegaram a equação geral da reta

2) Depois façam y=0 e x=0 para descobrir os pontos de tangência nos eixos coordenados 0x e 0y para a partir disso calcular a hipotenusa do triângulo que estará no 2º quadrante e corresponderá à velocidade de 1 unidade / minuto do besouro. Os catetos serão os segmentos que vão do ponto (0;0) aos pontos de tangência.

3) Multiplicando as duas velocidades gastas no percurso com a soma dos respectivos tempos teremos o valor modulado do percurso, pois percurso percorrido é deslocamento espacial e ele não é vetor lembrem disso!