RE: [obm-l] Como guardar um octaedro dento de um cubo (era IME-95)

"Uma pergunta relacionada, interessante e a meu ver mais clara seria
qual o menor cubo que contem todas as seis esferas.
Ou, para simplificar (mas sem alterar a essência da questão)
podemos perguntar qual o menor caixa cúbica dentro da qual podemos
guardar um octaedro regular de aresta dada. Acho que é mais difícil
do que parece."

1- Intuitivamente, estou admitindo que o centro do cubo envolvente é a
origem do plano cartesiano do problema. (Esferas de raio R e centros
(R*sqrt(2),0,0) ....). Não sei exatamente como provar, mas se isto não for
verdade, se uma das faces tangencia uma esfera, o lado oposto do cubo não
tangencia a esfera oposta do sistema (a única das outras 5 esferas que não
tangencia a primeira).

2- Estou com a impressão que as soluções para o problema original não são
discretas, mas sim que existe um intervalo contínuo entre o menor e o maior
cubo envolvente. Se imaginarmos r a aresta mínima, conseguiríamos "girar" o
cubo de aresta r+d de forma que todas as circunferências tocassem as faces
do cubo.

3- Se 2 for verdade, o menor raio seria aquele que impediria a rotação nos 3
eixos. Para que isto ocorra, é necessário que as 3 faces de um dos vértices
do cubo tangenciassem a mesma circunferência. Acho que a aresta para esta
configuração já foi calculada em algum dos e-mails.