Re: [obm-l] Teorema de Silvester

Caro Paulo:

Ainda não descobri a solução mágica do Conway, mas discordo do
"claramente"com o qual ele começa.

" Se "a" pertence a "X", seja Ra o numero de subconjuntos Ai, i em
{1,2,...,M }, tal que "a" pertence a Ai. CLARAMENTE 2 =< Ra < M ..."

Para mim, só é claro é que 1 <= Ra <= M, pois cada par (e portanto cada
elemento de X) pertence a pelo menos um subconjunto e existem M
subconjuntos.

Deduzir que Ra >=2 e que Ra < M não é muito difícil, mas está longe de ser
óbvio.

Suponhamos que Ra = 1. Então "a" pertence a um único Ai, e portanto, todos
os N - 1 pares que contém "a" têm de ser subconjuntos de Ai. Mas isso
implicaria que todos os outros N - 1 elementos de X estariam também em Ai,
ou seja Ai = X, em contradição à condição de ser Ai um subconjunto próprio
de X.

Assim, Ra >= 2.

Suponhamos que Ra = M. Então, "a" pertence a todos os Ai. Neste caso, cada
um dos outros N - 1 elementos de X deve pertencer a um subconjunto distinto.
Caso contrário, tomando um elemento "b", distinto de "a" e que pertença a Aj
e Ak (j<>k) formaremos o par {a,b}, o qual estará contido em Aj e Ak, em
contradição à condição de cada par estar contido num único subconjunto.

Mas se cada um dos outros N - 1 elementos de X pertence a um subconjunto
distinto, teremos que M <= N-1, e cada subconjunto será da forma {a,x}, onde
x é um dos outros N - 1 elementos de X. Isso significa que, dados "b" e "c"
diferentes de "a" e entre si, o par {b,c} não estará contido em nenhum dos
Ai, em contradição à condição de cada par estar contido em algum (de fato,
em exatamente um) subconjunto.

Assim, Ra < M.

Concluindo, 2 <= Ra < M, e a demonstração de 1 linha do Conway vai se
alongando...

Do jeito que começa, esta demonstração do Conway lembra a demonstração - em
uma frase - do Don Zagier que todo primo p = 1 (mod 4) pode ser expresso
como soma de dois quadrados...curta mas com vários detalhes não totalmente
óbvios. Aqui está ela:

A involução no conjunto finito S = {(x,y,z) pertencentes a N^3 tais que x^2
+4yz = p }, onde p é um número primo = 1 (mod 4) definida por:

                             ( x+2z, z, y-x-z )  se   x < y-z
       (x,y,z)   --->   ( 2y-x, y, x-y+z )  se  y-z < x < 2y
                             ( x-2y, x-y+z, y )  se  x > 2y

tem exatamente um ponto fixo, de forma que S tem um número ímpar de
elementos e a involução definida por:

também tem um ponto fixo.

NOTAS:
1. Uma involução em S, é uma função F : S --> S tal que para todo x em S,
F(F(x)) = x.
2. x é um ponto fixo de F <==> F(x) = x.

Um abraço,
Claudio.