[obm-l] Re: [obm-l] polinômios

On Mon, Dec 30, 2002 at 01:12:13AM -0500, Faelccmm@aol.com wrote:
> olá pessoal! Estou com uma dúvida elementar sobre as propriedades operatórias
> dos polinômios. Se um polinômio p tem um grau x [gr(x)] e um outro polinômio
> q tem grau y [gr(y)]. Podemos afirmar que se somarmos os dois polinômios o
> polinômio resultante terá grau igual à x+y?

Usar as letras x e y para graus de polinômios é uma escolha muito infeliz.
Em todo caso, o grau da soma de dois polinômios é sempre menor ou igual
ao máximo dos graus:

grau(p+q) <= max{grau(p), grau(q)}

Em geral vale a igualdade: a desigualdade (estrita) só ocorre quando
os graus de p e q são iguais e seus termos de grau máximo se cancelam.

[]s, N.

PS: Não mande a mesma pergunta mais de uma vez, só cria má vontade.