Re: [obm-l] Teorema de Silvester

Este problema ja apareceu na lista.A ideia e considerar um tipo de minima distancia e ver que a contra-hipotese seria falsa.Eu ja perguntei isso aqui!

 Cláudio_(Prática) <claudio@praticacorretora.com.br> wrote:

Uma solução para este problema (não deve ser a de Conway, pois é bem mais
longa do que uma linha) usa o conceito de distância de ponto a reta e chega
a uma contradição:

Dado o conjunto "C" dos N pontos, considere o conjunto de todos os pares ( P
, QR ) de ponto (P) e reta (QR) que não contém o ponto (P, Q e R
pertencentes a "C").

Este conjunto não é vazio, pois nem todos os pontos de "C" pertencem a uma
mesma reta.

Tome o par cuja distância do respectivo ponto à respectiva reta é a menor
possível - digamos ( P , QR ). Então QR será a reta desejada.

Seja P1 o pé da perpendicular à QR traçada a partir de P. Se houver um
terceiro ponto do conjunto "C" na reta QR então pelo menos dois destes
pontos estarão de um mesmo lado de P1.

Re-nomeando os pontos, se necessário, chame de Q o ponto mais próximo de P1
(Q pode até coincidir com P1) e R o outro ponto situado do mesmo lado que Q
em relação a P1.

Neste caso, o par ( Q , PR ) será tal que a distância de Q a PR será menor
do que a distância de P a QR (faça o desenho), o que contradiz a escolha
inicial do par ( P , QR ).

Curiosidade: Existe também o resultado dual:
Se dispusermos de N (N>2) retas em um plano tais que nem todas passam por um
mesmo ponto, então existirá um ponto deste plano no qual incidirão
exatamente duas retas.

Um abraço,
Claudio.