Re: [obm-l] IME-95

Em 24 Dec 2002, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>Oi a todos da lista ! Pessoal, tem um problema de geometria espacial do
IME-95 que nao consegui resolver,segue logo abaixo:

> 6 esferas identicas de raio R encontram-se posicionadas no espaço de tal
forma que cada uma delas seja tangente a exatamente 4 esferas.Desta
forma,determine a aresta do cubo que tangencie todas as esferas.

> Grato
> Felipe Mendonça. Vitória-ES MSN Messenger: converse com os seus amigos
online. Instale grátis. Clique aqui.
>O administrador desta lista é
>
>----------
Tudo certo, Felipe Mendonça. É a primeira vez que tento ajudar alguém e
espero estar ajudando. Leia e julgue depois.
O jeito que eu pensei foi o seguinte: o problema deu a dica de que existe um
cubo que é tangente a todas elas. Aí você pensa num cubo. Em cada face dele
você coloca uma esfera tangente (por dentro) de forma que a esfera tangente
a cada face do cubo seja tangente às esferas que, por sua vez, são tangentes
às faces que possuem uma aresta em comum com a face da primeira esfera. Por
exemplo, chame uma esfera de E tangente à face F do cubo. Logo devemos ter
que E é tangente às esferas E1, E2, E3 e E4, onde Ei é a esfera tangente à
face Fi do cubo, e a face Fi tem aresta em comum com a face F, p/ i =
1,2,3,4. Feito isso, tome um plano que passa pelo meio do cubo,
perpendicular a 4 faces do cubo e paralelo às outras 2 (é como cortar um
cubinho ao meio). Por esse plano vamos ficar com a figura de 4
circunferências (a de cima, de baixo, da frente e de trás) de raios R,
respeitando as condições de tangência. Chamando os seus centros de C1, C2,
C3 e C4 temos que o quadrilátero C1C2C3C4 é um quadrado, pois ele tem todos
os seus lados medindo 2R e se você cortasse o cubo de outra forma,
embaralhando assim C1, C2, C3, C4 (por exemplo ficando com C2C3C4C1) cairia
no mesmo quadrilátero. Sua diagonal mede a-2R, onde a é a aresta do cubo, e
seu lado 2R. Logo a-2R = 2R.sqrt2 e finalmente a = 2R(sqrt2+1).

Obs: sqrt2 é a raiz quadrada de 2. Desculpe pelo texto longo, mas geometria
espacial é horrível de se explicar desse jeito, na surra. Tente fazer alguma
figura.

Valeus,
       Helder.

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br