[obm-l] Um livro Mararavilhoso !

Ola Pessoal,

Ha pouco tempo atras eu ganhei um livro e - apos estuda-lo - cheguei a
conclusao que - pelo menos - e muito bom, para nao dizer excelente ... Ele
trata de teoremas elementares nao encontrados nos livros didaticos
tradicionais e apresenta, em geral, provas elementares destes teoremas.

Qualquer bom aluno - serio e disciplinado - do fim do segundo grau ou do
inicio da faculdade pode le-lo sem maiores dificuldades. Ele e centrado em
resultados e provas obtidas pelo Paul Erdos. Tenho certeza que e uma
excelente aquisicao para qualquer aluno e, mesmo, para professores.

O Livro e :

Proofs from the book
Martin Aigner e Gunter Ziegler
Springer-Verlag

Agora fiquei sabendo que foi traduzido para o protugues:

As provas estao n'O LIVRO
Martin Aigner e Gunter Ziegler
Editora Edgard Blucher

A expressao "n'O LIVRO" e porque o Erdos acreditava que havia um LIVRO
imaginario, escrito por Deus, que a intuicao matematica poderia acessar e no
qual estariam as melhores e mais bonitas provas dos teoremas.

Como exemplo cito o TEOREMA DE SILVESTER :

Se dispormos N ( N > 2 ) pontos em um plano de forma que eles nao estejam em
uma mesma reta, entao havera uma reta que contera EXATAMENTE dois deles.

OU SEJA :

Nao e possivel dispor N pontos ( nao alinhados )em um plano de forma que que
toda reta que passe por dois deles passe tambem por um terceiro.

A prova que o Kelly da e simplesmente divina ( digna, portanto, de estar n'O
LIVRO do Erdos ), mas o Conway fez uma generalizacao e provou esta
generalizacao em ... 1 linha ! Nao ha palavras para descrever tamanha beleza
!

Esse livro e realmente uma sinfonia e so mesmo Beethoven poderia fazer algo
melhor.

Um Grande Abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
4,1651,251202