From: Marcio [mailto:mcohen@iis.com.br]
Sent: Wednesday, December 18, 2002 6:15 PM
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] G. Analítica - Área de
Polígonos

    Bom, ja falei isso numa mensagem anterior, mas vou assumir que as
pessoas nao leram pq o titulo da msg acabou ficando estranho...
    Eh obvio que esses "macetes" podem ser demonstrados.. Acho que ainda
teremos que estudar  muita matematica ateh q a gente comece a precisar
utilizar resultados fortes ainda em aberto. A demonstracao por inducao eh
bem natural. Vou colocar aqui.
    (i) Caso n =3 (eh o + dificil):
    Se os vertices sao (xi,yi), i=1,2,3 (tomados no sentido anti-horario),
entao a área é:
2S = absenx = |(x2-x1, y2-y1) X (x3-x1, y3-y1)| = ... (Se vc nao sabe que o
modulo do produto vetorial eh absenx, vc pode recriar isso, elevando os dois
lados da 1a eq. ao quadrado e usando a lei dos cossenos para ficar com uma
expressao que soh dependa dos lados.. eh grande mais eh rapido. Pensando
mais um pouco, ve-se que se os vertices estao no sentido anti horario o
determinante sempre da positivo).

    (ii) Suponha que qualquer poligono convexo com n ou menos vertices, tem
area dada por (x_1*y_2 + x_2*y_3 + ... + x_n-1 *y_n + x_n*y_1 - y_1*x_2 -
... - y_n*x_1)/2 (onde os vertices (xi,yi) foram tomados no sentido
anti-horario).
    Dado um poligono convexo de n+1 vertices A0, A1, ... An, vc pode
calcular sua area somando as areas do poligono A1-...-An com a do triangulo
A0A1An (note que aqui eu estou usando a convexidade). Usando a hip. de
inducao, o dobro da area desse poligono eh:
(x1*y2 + x2*y3 + ... + x_n-1 *yn + 'xn*y1' - y1*x2 - ... - 'yn*x1')+
(x0*y1+'x1*yn' + xn*y0 - y0*x1 - 'y1*xn' - yn*x0) =
(x0*y1 + x1*y2 + ...+ xn*y0  -  y0*x1 - y1*x2 - ... - yn*x0), ou seja o
resultado tmb vale para n+1 vertices..

    O passo mais dificil dessa demonstracao eh vc inicialmente modificar um
pouco o resultado que as pessoas costumam conhecer. Ao inves de supor que a
area eh dada pelo modulo do determinante (no caso geral), vc supoe que ela
eh o proprio det, desde que os vertices sejam tomados no sentido
anti-horario.

    Um resultado analogo a esse pode ser estabelecido na notacao dos numeros
complexos. Existe um problema interessante, resolvido na Eureka

    Marcio

PS: Na minha (modesta) opiniao, eh muito mais saudavel vc usar esse metodo
numa prova do que usa-lo no rascunho e simplesmente escrever a resposta
dizendo que dividiu o poligono em triangulos.