[obm-l] Re: [obm-l] NOVO MEMBRO E UMA DÚVIDA

Segue abaixo a solução do problema 5 da olimpíada do nível 3. (É +- a
solução dada por um aluno meu, o Antônio Munhoz, que foi prata).
Só pra relembrar o enunciado :
"Temos um número finito de quadrados, de área total 4. Prove que é possível
arranjá-los de modo a cobrir um quadrado de lado 1.

Obs: É permitido sobrepor quadrados e parte deles pode ultrapassar os
limites do quadrado a ser coberto."

Solução: Se há um quadrado de área >=1, terminou. Se não há, divida os
quadrados em tipos. Tipo n: quadrados com área entre1/4^n e 1/4^(n-1). Então
é fácil ver que precisamos considerar que há no máximo 3 quadrados de cada
tipo, pois se há 4 do tipo n, junte-os e terá um de um tipo n-1. Suponha
então que não temos mais de 4 quadrados do tipo n, para todo n.
Então a soma das áreas é < 3 + 3/4 + 3/16 +.... = 4 (pois há um número
finito de quadrados), uma contradição, pois temos soma =4.  Logo existem 4
quadrados do tipo k, para algum k (considere o menor k com essa
propriedade). Então junte-os e temos um quadrado extra do tipo k-1. Agora, é
só repetir o argumento : certamente há 4 de algum tipo, chame de j esse
tipo. Claramente j < k, junte os quadrados do tipo j e temos mais um do tipo
j-1. Prosseguindo desta forma, temos 4 quadrados do tipo 1, juntando-os,
temos um quadrado de área >1, que cobre o quadrado dado.

Abraços,
 Villard