Re: [obm-l] Amigo secreto...

Pensemos na lista. Suponhamos que haja x participantes e que foi feito um sorteio valido. Qual eh a prob. de Andre T tirar Dirichlet e vice-versa?
A prob. de Andre T tirar Dirichlet eh 1/(n-1) e, depois disso, a prob. de Dirichlet tirar Andre T eh 1/(n-1). A resposta eh  1/[n-1)^2]

JOÃO CARLOS PAREDE wrote:
20021205211305.4459.qmail@web40510.mail.yahoo.com">

Acompanhei a discussão a respeito do amigo secreto, até onde pude.

Lembrei-me de um problema surgido com a minha noiva em seu serviço.

O sorteio do amigo secreto é feito em junho e no final do ano são entregue os presentes. Durante o semestre há um mural onde se colocam mensagens para o amigo secreto, identificando-o a partir de um pseudonimo que é combinado na hora do sorteio.

Ela tirou a diretora da instituição onde ela trabalha (descobri, perguntando o pseudonimo da diretora). Aí o que eu fiquei pensando é o seguinte:

Sendo n o número de funcionários, qual a probabilidade do PARTICIPANTE X retirar o PARTICIPANTE Y e vice-versa??

 Gabriel_Pérgola <pergola@ieg.com.br> wrote:

Boa tarde,

Estavamos pensando em um amigo secreto aqui na minha república, mas o número
de pessoas que moram aqui é ímpar, logo, pensamos em chamar mais uma pessoa
para que desse certo.
Mas depois pensei direito e vi que é possível a realização perfeita da
confraternização com um número ímpar de pessoas.

Por exemplo: três pessoas participando, A, B e C

A tira B
B tira C
C tira A

E vi que não importa o número de pessoas.
Só não consegui achar uma explicação matemática para este fato.

Alguém poderia me dar uma explicação do porquê disto?

Abraços,
Gabriel

O administrador desta lista é

 JOÃO CARLOS PAREDE

Busca Yahoo!
O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na Internet