Re: [obm-l] AJUDA>>

Em 11/11/2002, 15:16, sniper01 (sniper01@ig.com.br) disse:

> Eis um dos problemas da EN2002 q venho tentando resolver, se puderem me
> orientar quanto a resolução dele, obrigado.
> 1) De um ponto P do cais, João observa um barco AB ancorado.
> Para um sistema de eixos cartesianos ortogonais os pontos A e B têm
> coordenadas respectivamente iguais a (0,20) e (0,40), enquanto P encontra se
> no semi-eixo positivo das abscissas.
> Se o ângulo APB de observação é máximo, então a abscissa de P é igual a ?

** Devemos achar alpha (a) em função da abscissa (x):

tg(a+b) = 40/x
(tga + tgb)/(1-tgatgb) = 40/x
[tga + 20/x] / [1 - tga*(20/x)] = 40/x
[(xtga + 20)/x] / [(x - 20tga)/x] = 40/x  {x!= 0, não haveria a situação}
(xtga + 20) / (x - 20tga) = 40/x
x^2*tga + 20x = 40x - 800tga
tga(x^2 + 800) = 20x

tga = (20x) / (x^2 + 800)

** Maximizando a função encontrada e igualando a zero para achar o
ponto de máximo:

d/dx :

(20)*(x^2 + 800) - (20x)(2x) = 0
20x^2 + 16000 - 40x^2 = 0