From: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
[mailto:owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br] On Behalf Of Humberto Naves
Sent: Wednesday, October 23, 2002 1:31 PM
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: Re: [obm-l] OBM-u

   Oi Shine,

  Eu fiz o problema 2 assim: Como a matriz A é simétrica, ela é
diagonalizável,
logo det A é o produto dos auto-valores de A.
  Primeiramente vamos provar que todos os auto-valores são positivos.
Suponha,
por absurdo que um auto-valor "v" seja negativo. Pegue um vetor V não
nulo, tal
que: A*V = m * V; V = [v1 v2 v3 ... vn](T) , onde  (T) significa
transposto.
Seja vi tal que |vi| = max {|v1|, |v2|, ..., |vn|}. Como m * vi =
Somatório com
j variando de 1 até n de aij*vj <=> (m - 1) * vi = Somatorio com j <> i
de aij
* vj e como |vj| <= |vi| para todo j e Somatorio de |aij| com j <> i é
menor
que 1, temos que |(m - 1) * vi| > |Somatorio com j <> i de aij * vj|, um
absurdo
pois m < 0.
  Como a soma dos auto-valores (contando as multiplicidades) é o traço
da
matriz A que é n, e todos os auto-valores sao positivos, pela
desigualdade das
médias, o produto dos auto-valores é menor ou igual a 1, ou seja:
  0 < det A <= 1.

  Já o problema 6, eu tentei resolver por álgebra, mas não consegui, e
pensei
que a solução oficial seria por projetiva.

  Falow, Humberto
 --- Carlos Yuzo Shine <cyshine@yahoo.com> escreveu: > Olá amigos da
lista!!

> Bom, lá vão minhas impressões sobre a OBM-u 2002...
>
> Eu gostei bastante da prova! Os dois dias estavam bem
> legais, embora no primeiro dia eu tenha achado o
> problema 3 mais fácil que o 2.
>
> Na verdade, tanto o problema 1 como o 3 são bastante
> adequados para alunos que estão no nível 3 (eu, em
> particular, gostei bastante do problema 3). Encorajo
> esses alunos a pensar neles. O 4 (segundo dia) também
> é adequado.
>
> O segundo dia tinha problemas bem interessantes
> também. No 5, eu resolvi com a definição a_n =
> [...]
=

=

Yahoo! GeoCities
Tudo para criar o seu site: ferramentas fáceis de usar, espaço de sobra
e acessórios.
http://br.geocities.yahoo.com/
=
=