[obm-l] Ainda sobre o problema do Eduardo Stabel

Pessoal,

Eu mandei o que eu achei que fosse uma sol. pra um problema enviado pelo
Eduardo Stabel. Ele pedia, pra dados 2 pontos P e Q e um circulo C
disjunto deles, encontrar o ponto X de C que minimize XP+XQ.

Eu fiz o problema por geometria analitica e achei uma expressao que
permitia obter X com regua e compasso. Ocorre que eu me esqueci das raizes
quadradas na hora de escrever as 2 distancias. O que eu minimizei de fato
foi a soma do quadrado das distancias, nao a soma das distancias. Quem
observou isso foi o prof. Barone aqui da lista. Ele ainda me falou que e
impossivel obter o ponto que minimiza a soma das distancias com regua e
compasso. O curioso (ou nem tanto...) e que e possivel obter com regua e
compasso o ponto que minimiza a soma do quadrado das distancias. E isso
ai. Desculpem a falha.

Abraco,

Salvador