Re: [obm-l] Mais um membro pra lista

From: "Paulo Santa Rita" <p_ssr@hotmail.com>
> Ola Domingos e demais
> colegas desta lista ... OBM-L,
>
> Bem-vindo a Lista OBM-L !
>
> Nao sei se entendi corretamente, todavia, SE EU ENTENDI BEM A SUA
> CONJECTURA, entao ela e uma SUPOSICAO CORRETA e consequencia imediata de
> fatos bem conhecidos, a saber :
>
> Se P1, P2, ..., Pn e a sequencia natural dos Primos e PI(N) e o total de
> primos ate N entao Pn > Pi sempre que n > i. Segue que
>
> P1 + P2 + ... + Pn < PI(Pn)*Pn e como PI(Pn) < Pn vem que :
> P1 + P2 + ... + Pn < (Pn)^2
>
> Ou seja, a soma dos primos ate Pn, se composta, sempre podera ser fatorada
> [...]

Paulo,
isso não é verdade.
2 + 3 + 5 + 7 = 17 que não pode ser fatorado em termos de 2, 3, 5, 7.
A conjectura fala que se acrescentarmos um primo além de P1, P2, ..., Pn aí
poderemos fatorar P1 + P2 + ... + Pn como esses primos e mais o que
acrescentamos.

> Isto mostra, tambem, que para decompor um numero ate (Pn)^2 nao precisamos
> de nenhum outro fator primo maior que Pn. Uma outra maneira de enunciar
isto
> e dizendo que se desejamos descobrir todos os primos ate N ( pelo crivo de
> Eratostenes, por exemplo ) basta considerar os numeros primos ate
> RAIZ_QUADRADA(N), ou, o que da no mesmo, todo numero composto ate N tem um
> fator primo <= RAIZ_QUADRADA(N).

Eu não sei exatamente em que você estava pensando quando escreveu essa
mensagem. Mas aqui também tem um erro. Você está dizendo que todo número até
25 pode ser fatorado em termos de 2, 3, 5, o que é certamente falso.

Eduardo.