Re: [obm-l] Alguns pontos interessantes pouco mencionados

   Sou aluno de Matemática Bacharelado do 7 semestre. Muitas vezes pensei
sobre que tipo de curso de cálculo deveria ser dado para alunos de
engenharia, não cheguei a nenhum tipo e conclusão precisa, concordo com você
que estes teoremas e conceitos deveriam ser esclarecidos em curso de
cálculo(não conhecia o segundo).
   Acho também que o conceito de derivada como inclinação de reta que melhor
aproxima a função perto de um ponto(de forma mais precisa) deveria ser mais
usado, pois com ele a regra da soma e da composição ficam mais claras, a
regra do produto com a interpretação de variação de área de uma placa
retangular de lados f(t) e g(t) variáveis também acho interessante( e outras
interpretações geométricas).
    Não estou certo em quanto formalismo(acho este tema crucial) é
necessário num curso de engenharia mas acho que para a maior parte dos
teoremas essencias devem ser dadas "demonstrações intuitivas realmente
convincentes" e talvez algumas demonstrações de verdade para que o aluno
perceba que o formalismo realmente é necessário para não nos perdermos em
nossas intuições.
    Pelo que vejo muitos alunos de engenharia só querem saber "como calcula
e pronto"(o que acho deprimente) os  alunos mais inteligentes no entanto se
sentem muito melhor(tenho alguns amigos na engenharia) com algum
entendimento real sobre o assunto(pelas explicações intuitivas) do que com
demonstrações formais que na minha opinião(e na deles) pouco os ajudam. No
entanto como já disse mesmo para eles é bom que tenham alguma idéia de como
se faz uma demonstração formal(caso eles precisem), sempre acompanhada de
alguma visão intuitiva(1 ou 2 demonstrações p/semestre é mais do que o
suficiente).