Re: [obm-l] Função Analítica

A definicao de analiticidade pra funcoes complexas implica no seguinte
fato:

Se uma funcao complexa f e analitica num ponto, entao o seu polinomio de
taylor centrado nesse ponto converge para f numa bola suficientemente
pequena, centrada nesse ponto.

Esse fato se obtem por derivacoes da formula integral de Cauchy...

Pra funcoes f de R^n em R, por exemplo, diz-se que uma tal e analitica
(num ponto) se o seu polinomio de Taylor (centrado nesse
ponto) converge para f (numa vizinhanca do ponto).

Por exemplo, arctan(x) e analitica em x=0, apesar de que seu polinomio de
Taylor:

p(x)=x-x^3/3+x^5/5-x^7/7+x^9/9-....

so converge para |x|<1.

Por outro lado, f(x)=exp(-1/x^2), se x<>0
                f(0)=0

E infinitamente diferenciavel no zero, se definirmos todas as derivadas no
zero como sendo zero. (apesar das derivadas nao serem continuas no zero, o
limite de todas f'''''''''(x)->0, para x->0). E claro que essa f nao e
analitica, porque o seu polinomio de Taylor centrado no zero e
identicamente nulo e a funcao f so se anula em x=0.

Abraco,

Salvador