Re: [obm-l] combinatoria

No primeiro exercicio encontre o número total de acontecimentos (9*8*7),
depois subtraia os casos de alinhamento (se nao me engano sao 8) e pronto.
No segundo basta observar que sao 5 elementos impares e 4 pares, como se
quer o total de números constituidos de 3 algarismos impares e 2 algarismos
pares temos 5*4*3*4*3, acho que eh isso...

[]'s Filipe Falcão

>From: "Carlos Roberto de Moraes" <crmoraes@claretianas.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] combinatoria
>Date: Wed, 25 Sep 2002 18:17:17 -0300
>
>Podem me ajudar?
>
>1)Um tabuleiro quadrado dispõe de 9 orificios dispostos em 3 linhas e 3
>colunas. De quantas maneiras podemos colocar 3 bolas de modo que os
>orificios ocupados não fiquem alinhados? Diagonais são consideradas tipos
>de alinhamento.
>
>2) O total de números constituidos de 3 algarismos impares e 2 algarismos
> [...]

"Saber e não fazer, ainda é não saber."

Converse com seus amigos online, faça o download grátis do MSN Messenger:
http://messenger.msn.com.br