Re: [obm-l] Axioma da Escolha

Na verdade, realizar uma escolha arbitrária em um conjunto não requer o
axioma da escolha. Se voce sabe que um conjunto é não-vazio, voce sabe que
existe um elemento x nele. Pelo axioma do par, existe o conjunto {x,x}={x}.
Agora, se voce tem um conjunto infinito, para provar que existe um
subconjunto enumerável, voce precisa do axioma da escolha. Em geral, sempre
que se faz infinitas escolhas arbitrárias usa-se o axioma da escolha. Mas
para entender bem quando se usa o axioma da escolha, acho que é inevitável
discutir os outros axiomas de Teoria dos Conjuntos. Mas a idéia é que
escolhas finitas voce pode fazer "na mão" (o conjunto é não vazio, logo tem
um elemento, logo eu posso "pegar" esse elemento e fazer o que quiser com
ele). Para infinitas escolhas, eu preciso de uma ferramenta maior para
agrupar esses infinitos elementos tirados de infinitos conjuntos não-vazios.

Acredito que todas essas polêmicas causadas aqui na lista sobre o uso do
axioma da escolha não é muito diferente do que aconteceu entre os grandes
matemáticos quando Zermelo criou a axiomática da Teoria dos Conjuntos.

Send and receive Hotmail on your mobile device: http://mobile.msn.com