[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Números randômicos

Ola Ezer e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Eu sei que ja se falou muito sobre numeros randomicos ( aleatorios ) e
computacao quantica. Todso sabem que esta computacao e, em ultima analise, o
uso das propriedades quanticas na computacao, tal como usar os spin dos
eletron para representar os bit ( para cima = 0, para baixo=1 ). Mas tudo
nao passa de projetos e existem diversos deles em producao.

Eu so li alguma coisa e portanto nao entendo do assunto a ponto de me
arriscar a falar sobre ele. Mas selecionei o texto abaixo pra voce, de um
ganhador de premio nobel que trabalha nesta area :

Ganhador do Nobel diz como será 2010

A humanidade está ingressando numa década incrível. Quando ela terminar,
todas as formas de comunicação do mundo - sejam de voz, dados ou imagens -
poderão ser transmitidas através de uma única fibra óptica, em apenas um
segundo. Um transistor poderá ser feito de apenas um átomo. Os
microprocessadores mais avançados não serão maiores do que uma molécula.

Antes dessa miniaturização extrema, teremos transistores de plástico,
produzindo aparelhos e computadores da espessura do tecido de nossa roupa.

Curvaremos raios de luz dentro de pastilhas de silício. Faremos a seleção de
comprimentos de onda por meio de cristais fotônicos. A banda larga e as
transmissões em alta velocidade - inclusive sem fio - triunfarão sobre todas
as formas de comunicações atuais. A nanotecnologia permitirá a produção de
minúsculos robôs, com apenas alguns bilionésimos de milímetro (ou
nanômetros) de altura. Para quê? Para combater doenças, limpar nossas
artérias, despoluir o ambiente ou realizar tarefas totalmente impossíveis
neste fim de milênio. Os pesquisadores aprenderão muito com os processos
físicos, químicos e biológicos, para aplicá-los ou imitá-los em novas formas
de computação. Em menos de dez anos, talvez possamos chegar ao computador
quântico, capaz de superar tudo que a imaginação humana já concebeu.

Eis aí uma síntese das previsões feitas por Horst Störmer - cientista dos
Laboratórios Bell e um dos três laureados do Prêmio Nobel de Física de 1998,
em entrevista exclusiva ao Estado.

Limite é o átomo - Nos anos 70, Gordon Moore, um dos cientistas fundadores
da Intel, previu que o número de componentes microeletrônicos por chip iria
dobrar a cada 18 meses. Cumprida ao longo dos últimos 20 anos, sua previsão
ficou conhecida com o nome de lei de Moore.

Mas essa tendência à miniaturização talvez não prevaleça muito além de 2010.

Para Störmer, não há dúvida de que o limite desse processo é o átomo:
"Talvez possamos ir além e chegar ao núcleo atômico, mas aí os problemas são
muito maiores. A questão central é saber quando iremos atingir o limite do
átomo, o que, a meu ver, é mais uma questão econômica do que tecnológica.
Alcançaremos esse limite quando uma nova geração de chips se tornar mais
cara do que sua antecessora."

Tecnologicamente, não se pode prever quando será atingido aquele limite
atômico. Mas algumas projeções mais confiáveis estimam que esses
transistores de dimensões moleculares já possam ser produzidos por volta de
2010.

Computador quântico - Para Horst Störmer, temos de pensar hoje em múltiplas
formas de computação, desde a computação analógica até a óptica, quântica e
a biológica - sem falar, é claro, da velha computação digital: "Para muitos,
a computação quântica é muito parecida com a computação analógica. O
importante, em última instância, é buscarmos a solução mais adequada a cada
setor ou grupo de problemas. Por outras palavras, é preciso escolher entre a
melhor solução digital ou o melhor modelo."

Störmer não acha adequada a expressão computação óptica. Prefere falar em
optical switching ou comutação óptica: "Hoje já não pensamos num computador
óptico. Isso porque a transmissão se tornou tão mais importante, que nós
preferimos comutar (ligar) de modo muito mais eficiente um sinal óptico,
desviando-o de um roteador para outro."

Para o Prêmio Nobel, a computação quântica é algo totalmente novo: "TENHO
DITO EM MINHAS PALESTRAS QUE POUCAS PESSOAS NO MUNDO REALMENTE ENTENDEM O
QUE SEJA COMPUTACAO QUANTICA. Pense no que significa manipular elétrons, um
a um ou em grupos, juntando-os ou separando-os. Isso ainda é algo
impensável. A rigor, o que temos hoje são algumas idéias em discussão,
alguns caminhos a seguir. Mas é, sem dúvida, um tema fascinante."

Outra tendência é a do computador biológico. "Não estamos falando de nada
rigorosamente biológico, vivo ou orgânico. Mas, sim, de moléculas de DNA e
proteínas. Não estou afirmando também que teremos redes neurais apoiadas
sobre estruturas biológicas, até porque estas são lentas. A biologia, no
entanto, pode nos fornecer modelos, materiais básicos e componentes."

Um abraco
Paulo Santa Rita
6,1800,130902