From: Afemano
Sent: Wednesday, September 11, 2002 8:14 PM
Subject: [obm-l] Geometria PLZ !!!

Olá galera.. alguém resolve esse exercício pra mim plz ?

( FUVEST ) A, B e P são três pontos de uma circunferência de centro O e raio unitário, base de um cone reto de vértice C e altura igual a 2. A e B são diametralmente opostos e t é a reta tangente à circunferência pelo ponto B. Determine :
a ) "Eu consequi,, deixa"
b )a distância entre a reta t e a geratriz PC, em função do ângulo BÔP.

Obs : eu fiz várias vezes o desenho, e pelo que eu enxerguei serão necessários três triângulos pra achar isso.. acho que a base está na lei dos cossenos mas não tenho certeza. Entre a reta t e a geratriz PC formará uma outra reta perpendiuclar as duas ( é isso que ele está pedindo não ? ), chame de ponto D onde essa reta encontra a reta t e de ponto E onde essa reta encontra a geratriz... só pra ficar mais fácil. Nesse caso queremos achar o valor de DE, obrigadão !!!!!!!!!!