Re: [obm-l] Números randômicos

Ola Victor e colegas da lista,

Estava pensando na questao dos numeros aleatorios, e acho que cheguei a uma
conclusao satisfatoria.

Em primeiro lugar, temos que definir aleatoriedade. A definicao de dicionario é a de
"algo que eh sujeito ao acaso". Nao achei essa definicao interessante, por que aih
teriamos de definir acaso, e a discussao entraria por um caminho um tanto
"mistico". Entao pensei nessa definicao:

Aleatoriedade: Eh a caracteristica de algo que nao pode ter sua condicao
determinada por um observador ideal.

Observador Ideal: Eh um observador hipotetico, que 1) teria a capacidade de saber
todas as condições que influenciam um evento, mesmo que tais condições sejam
infinitas, e 2) sempre soubesse como essas condições afetam o evento e
determinam a sua condição.

Seguindo esta definicao, veremos que nada eh "realmente" aleatorio, pois mesmo
que existam infinitos eventos e condições que modifiquem o resultado de algum
evento, o nosso observador pode inferir corretamente o resultado.

Mas como nao existe tal observador ideal, podemos alterar a definicao e dizer que
algo eh aleatorio quando nao pode ter sua condicao determinada por nada nem
ninguem sobre a face da Terra (ou alem da Terra ;c)).

Um exemplo, disso: Pegue um copo com agua. Coloque um pouquinho de oleo
(digamos, uma colher de cha). Agora, de uma sacudida no copo. Quantas "bolinhas"
de oleo se formarao? Como determinar isso? Isso depende de infinitas
configuracoes: da intensidade da sacudida, da geometria do movimento feito para
sacudir, da quantidade de agua e oleo, da temperatura... enfim, apesar de algumas
condicoes serem mais significativas (por exemplo, quanto maior a intensidade da
sacudidela, maior o numero de "bolinhas" de oleo), todas modificam o resultado, e
pior, de forma que a interacao das condicoes nao se dah de forma linear,
importando sim a ordem de modificacoes ao se tentar descobrir o resultado.
Quem conseguirah determinar o resultado? Estah obvio que um homem nao.
Declaro que um computador mil vezes mais rapido que o mais rapido existente
passaria longe de determinar esse resultado, mesmo em um trilhao de anos.
Entao podemos dizer que esse eh um evento aleatorio.

O mundo real estah cheio de eventos aleatorios (por exemplo, o sorteio feito para
escolher os numeros da loteria). Mas sao eventos que dependem de infinitas
variacoes. Agora, como fazer isso no computador?

Com certeza nao podemos depender de infinitas variacoes, nem ao menos de um
numero satisfatorio de condicoes. Tal coisa exigiria muito mais tempo do que
temos. Logo, nao existem resultados aleatorios gerados por um computador.

O que os computadores fazem eh "simular" resultados aleatorios, buscando
solucoes que sejam satisfatorias em tempo habil.

Nesse caso, o problema se reduz a encontrar "fontes" de dados altamente variaveis
e que nao mostrem nenhum vicio nem tendencia a apresentar certos resultados.

Por exemplo, eles podem "pegar" os milesimos de segundos do momento e trabalhar
com isso para apresentar um resultado satisfatorio, ou pegar uma parte qualquer da
memoria e usar os bits para determinar um resultado conveniente.

Nao estou informado quanto a isto, mas pelo que sei o uso do relogio do
computador eh uma das formas mais eficientes para essa simulacao, por
apresentar uma chance "igual" de escolha entre os numeros e por ter um
ciclo muito rapido (no caso dos milesimos..)

Esse eh um assunto deveras interessante, e espero ter contribuido para a discussao

Um abraco a todos,

Ezer Fernandes