Re: [obm-l] TESTE

Ola HELY e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

De imediato, adianto que NAO VEJO como alguem possa descobrir o proximo
numero e acho dificil alguem apresentar argumentos apoditicos numa
circunstancia como essa. Como lenitivo, observo que os nomes dos numeros da
sequencia comecam com "D" e 200 e a unica resposta tambem com esta
propriedade ... Mas se alguem me falasse isso eu nao aceitaria uma tal
argumentacao !

Existem Testes de Inteligencia ( avaliacao de QI )que lancam mao desta
monstruosidade, isto e, dao uma sequencia e pedem que se adivinhe o proximo
numero : Burro e o avaliador que supoe que ha uma unica resposta aceitavel !
Num teste assim, sem duvida eu teria uma inteligencia proxima de algum
chipanze ou orangotango, mas nao acredito que eu seja tao burro assim ...

Mesmo nos testes sigma, onde nao se estipula tempo para encontrar solucoes
criativas e onde os avaliadores ( uma banca ) nao estipulam uma resposta
correta, havendo para toda solucao elementos indicativos de criatividade e
esperteza, a avaliacao ( do que eles chamam pensamento paralelo ) e
suscetivel de receber muitas criticas, de forma que ninguem pode se sentir
desprestigiado se nestas avaliacoes muquiranas que rotineiramente aparecem
nao tiver um bom desempenho.

Em minha modesta opiniao - pelo que tenho visto em pessoas que realizam
tarefas "sui generis" que sugerem inteligencia - a inteligencia nao tem nada
a ver com velocidade de raciocinio, aprendizagem rapida ou logica. A
inteligencia me parece estar ligada a sensibilidade ... Me parece que a
Mente Humana tem uma ante-sala onde ficam a IMAGINACAO, a MEMORIA e a
CAPACIDADE DE CONCENTRACAO sao recursos da SENSIBILIDADE.  A sensibilidade e
a secretaria da INTUICAO : Depois que este pessoal ( imaginacao, memoria,
cpacidade de concentracao e sensibilidade ) trabalha e faz a parte criativa
eles atribuem aos servos inferiores, a logica e o raciocinio, a tarefa de
justificar e convencer. Assim, a INTELIGENCIA e uma medida da maior ou menor
SENSIBILIDADE com que uma pessoa percebe os objetos pelos quais se
interessa, sejam eles cientificos ou nao. Beethoven foi genialissimo ( em
minha opiniao o maior de todos os genios ! ), nao obstante nao ter sido um
cientista, nao ter sido precoce e nao ter tido uma predizagem brilhante.
Einstein foi um cara genial, nao obstante nao ter sido precoce, ter sido
reprovado no primeiro vestibular que prestou e ter se formado a duras penas
( colando do colega Marcel Groissman ) e sem nenhuma distincao academica. De
Newton pode-se dizer o mesmo que se disse de Einstein.

Como se ve, estes testes de QI nao passam, em sua imensa maioria, de um
imenso engodo.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
4,1604,110902

>From: "Hely Jr." <helynatal@bol.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] TESTE
>Date: Wed, 11 Sep 2002 15:01:50 -0300
>
>Observem a sequência abaixo:
>
>2 - 10 - 12 - 16 - 17 - 18 - 19 ......
>
>E agora, respondam: qual o próximo número da sequência???
>
>a) 20
>b) 22
>c) 175
>d) 200
>
>Existe alguma pegadinha neste exercício?

>O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>

Converse com seus amigos online, faça o download grátis do MSN Messenger:
http://messenger.msn.com.br