Re: [obm-l] IRRACIONALIDADE DE PI

On Wed, Sep 11, 2002 at 02:40:20PM -0300, Jorge Paulino wrote:
> Galera, alguém conhece alguma demonstração,
> acessível a alunos de segundo grau, da irracionalidade
> do número PI?
> Um Abraço,
> Jorge

Não acho que *exista* uma demonstração da irracionalidade
de pi que seja acessível a alunos (típicos) de segundo grau.
Mas há uma demonstração curta usando cálculo em 'Proofs
from the book' de Aigner e Ziegler (há uma tradução bem recente).
Outra referência é 'Irrational numbers' de Ivan Niven.

[]s, N.