Re: [obm-l] Um Estranho Sentimento ...

Ola ROGERIO FAJARDO e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

E entao Fajardo, tudo legal ?
Conseguiu o Livro de Logica-Matematica ?

Eu sei que foram fatos geometricos e outros fenomenos cotidianos (divida ->
numero negativo, divisao de um objeto -> fracao, etc etc ) que nos levaram a
descoberta das diversas classes de numeros, "construidos" posteriormente e
hoje apresentados com o auxilio da abstracao matematica ...

Colocar estes numeros em uma reta, porem, e uma construcao humana gratuita
... nao ha nenhum razao forte para tanto e os axiomas de um corpo ordenado
completo nao induzem, a priori, a nenhuma topologia particular ... O que
estes axiomas podem falar sobre disposicao ou configuracao ? Isso : Nada !
Nos poderiamos pensar sobre eles com igual correcao se os visualizassemos
sobre um ramo de parabola, por exemplo. ME PARECE, salvo melhor juizo, que a
unica exigencia que podemos fazer sobre uma possivel representacao e a de
continuidade ... E a continuidade, conforme todos nos sabemos, nao e uma
propriedade metrica.

Bom, sendo assim, respeitados os axiomas de um corpo ordenado completo, nos
podemos pensar nos numeros reais como estando disposto de outra forma, desde
que esta estratificacao preserve a continuidade ... A questao e : e
vantajoso fazer isso ? e util ? Com esta imagem nos conseguiremos resolver
ou esclarecer algum fato que ainda nao foi resolvido ou esclarecido ? So
assim um mudanca ou inovacao e justificavel ...

Nao sei se consegui ser claro, mas percebi que voce pensou seriamente sobre
a minha mensagem e nao supos que eu seja tao simplorio que nao perceba sobre
a gravidade e implicacoes do que estou falando ...

Um abraco
Paulo Santa Rita
4,1223,110902