Re: [obm-l] Algumas dúvidas

> Olá pessoal
>
> Será que alguem poderia me ajudar com as seguintes dúvidas:
>
> -O que é uma prova por indução?
É uma técnica utilizada para demosntrar que uma condição verifica-se
para todo natural n. Inicialmente, vc prova que a condição vale para
n=1; em seguida, supondo que valha para algum natural n, prova que vale
para  o natural n+1. Segundo o chamada Princípio da Indução Finita,
isto acarreta que a condição valha para qualquer natural n.

Um exemplo muito simples. Vamos demonstrar que a soma dos n primeiros
naturais é dada por  S_n = n(n+1)/2 . Para n=1, obtemos 1, logo a
expressão é valida. Supondo-se que valha para algum natural n, temos
que S_n+1 = S_n + n = n(n+1)/2 + n+1  = (n+1)(n+2)/2 , que é a
expressão anterior quando se substitui n por n+1. Logo, a expressão é
válida para o natural n+1, o que acarreta que seja válida para todo n
(neste caso, poderíamos chegar à mesma conclusão utilizando-se
progressão aritmética). Para vc aplicar este tipo de prova, vc tem que
desconfiar previamente de que a expressão que quer provar é válida.

> -Qualquer número pode ser descrito como o limite de uma sequência
convergente?
Sim, isto, aliás é uma das formas de se completar o conjunto dos
números racionais e obter o conjunto dos reais, que é completo. Tais
sequências são ditas de Cauchy (ou fundamentais) .

> -Por que lim x--> 0 de 1/x existe,
????? não existe não! qaundo x tende a zero pela direita
(respectivamente, esquerda), 1/x tende a infinito (respectiv, -
infinito)

observe que 1/0 não existe.

mas 1/x existe?
Existe para x<> 0. Nenhum real (ou mesmo complexo) não nulo pode ser
divido por zero . E 0/0 não é definida.

Abraços
Artur

--
OPEN Internet - o 1º Provedor do DF com anit-virus no servidor de e-
mail!