[obm-l] Um Estranho Sentimento ...

Ola Pessoal e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Eu tenho pensado continua e longamente em um conjunto de questoes
relacionadas que me levam, invariavelmente, a uma mesma direcao que nao
estou conseguindo acreditar ... ate parece que depois de tanto refletir
cheguei a alguma constatacao insana ou simploria demais ... Se algum colega
puder falar algo esclarecedor e/ou interessante  eu ficarei muito grato !

Desde a infancia somos instados a pensar que os numeros reais estao
dispostos ao longo de uma linha reta. Nos dizemos : 3 < 5 ! E imediatamente
visualizamos o 3 a esquerda do 5, ambos em uma linha reta ! Por que nos
pensamos assim ?

E verdade que em cursos de analise os livros definem R como um corpo
ordenado completo e derivam as propriedades dos numeros reais dos axiomas
que definem esta estrutura, sem recorrer a qualquer propriedade geometrica
derivada de uma eventual visualizacao dos numeros sobre uma reta ...

Mas se, por um lado, os axiomas de um corpo ordenado completo nao implicam
ou requerem explicitamente uma estrutura geometrica conhecida, e inegavel
que a visualizacao "informal" que fazemos facilita muitos raciocinio ...
SERIA REALMENTE IMPOSSIVEL ASSOCIAR A UM CORPO ORDENADO COMPLETO UMA
GEOMETRIA, ATRAVES DE AXIOMAS OU OUTROS RECURSOS, DE FORMA QUE PUDESSEMOS
TER OUTRAS VISUALIZACOES, MESMO QUE ESTRANHAS, POREM, CONMSISTENTES ? NAO
PODERIAM ALGUMAS PROPRIEDADES NUMERICAS DEPENDEREM INEXORAVELMENTE DE UMA
TAL GEOMETRIA ?

E bem provavel que eu esteja errado, mas nao consigo perceber o meu erro ...
EU ACHO QUE CERTOS MAPEAMENTOS NUMERICOS REQUEREM OU  IMPLICAM QUE OS
NUMEROS NATURAIS TEM UMA GEOMETRIA OU ESTRUTURA INTRINSECA, SEM A QUAL NAO
DA PRA COMPREENDER CERTAS COISAS ... E NECESSARIO OU POSTULAR UMA DISPOSICAO
ESTRATIGRAFICA OU SUPOR QUE CERTOS MAPEAMENTOS INDUZEM UMA TAL
ESTRATIFICACAO ...

Bom, se alguem puder falar alguma coisa interessante sobre este tema eu fico
muito grato, pois este e realmente um SENTIMENTO ESTRANHO que me tem
ocorrido com alguma frequencia. Pode ser uma burrice momentanea que esta me
levando a estas perguntas aparentemente idiotas e sem sentido, mas eu nao
iria ocupar o tempo de voces, meus amigos, se nao tivesse razoes seria pra
fazer isso ...

Um abraco a  Todos
Paulo Santa Rita
2,1818,090902

Converse com seus amigos online, faça o download grátis do MSN Messenger:
http://messenger.msn.com.br