Re: [obm-l] Primos Gaussianos

Na verdade os primos Gaussianos tem a mesma definição que os primos
inteiros(ou quase), uma definição mais geral é que um primo em um domínio de
integridade(um conjunto com uma série de propridades parecidas com as dos
inteiros como os números Gaussianos) é aquele elementos(não inversíveis) que
se são o produto de dois elementos do conjunto um deles é inversível.
Nos inteiros os únicos números inversíveis são 1 e -1 agora em números
Gaussianos são 1,-1,i e -i.
O que ele enunciou(não confirmei) é uma consequência desta definição(não
obviamente).

Quando fatoramos um número desejamos quebrá-lo ao máximo
até(possivelmente)chegar em seus fatores irredutíveis, os primos, os fatores
inversíveis como 1 e -1 não acrescentam informação como em 1=(-1).(-1) ou
7=(-1).(-7) 14=2.7=(-2)(-7) por isso(eu penso) a definição.

Uma coisa que podemos não reparar(por parecer natural) é que nos inteiros é
crucial o fato de termos fatoração única em primos(a menos de inversíveis),
agora em domínios de integridade mesmo que o número seja completamente
fatorável podemos não ter unicidade de fatoração(desculpa não lembro
contra-exemplo) mas em vários domínios de integridade nós temos fatoração
única como nos Gaussianos.

Quanto a utilidade dos Gaussianos me lempbro que com eles era mais fácil
demonstrar que x^4+y^4=z^4 em inteiros então um deles é zero. Sei que a
teoria de domínios de fatoração única tem várias aplicações em teoria dos
números, bem dê uma olhada em algum livro de teoria dos números como o do
Hardy ou outro que tenha.

MSN Photos é a maneira mais fácil e prática de editar e compartilhar sua
fotos: http://photos.msn.com.br