[obm-l] Re: 1 é primo?

>Quando eu comecei a estudar os primos gaussianos fiquei felicissimo. De cara
>descobri que 5=(2-i)(2+i) e que, portanto, por este angulo, 5 nao e primo.
>Pensava que a balburdia ia acabar ... Ledo engano ! Afinal, em que sentido
>os inteiros gaussianos esclarecem melhor a natureza dos numeros primos ? O
>livro nao dizia ! Ninguem me respondeu !

Olá!

  Alguém pode comentar alguma coisa sobre esses primos gaussianos. Pelo menos uma definição e alguma referência. É que eu estudo Ciência da Computação e não tive isso na graduação ainda, nem sei se vou ter.

     Até mais,
       Franklin

CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Bolsista PIBIC/CNPq)
LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica (Grupo de Computação Quântica)

GFT - Grupo de Física Teórica José Leite Lopes
http://virtual01.lncc.br/dcs/links/dcs_quantum_comp.html
http://gft.ucp.br/staff/franklin