[obm-l] Re: mais que CRUEL

> Date: Fri, 16 Aug 2002 13:28:59 +0000
> From: "Paulo Santa Rita" <p_ssr@hotmail.com>
> Subject: [obm-l] mais que CRUEL
>
> Ola Alexandre e demais
> colegas desta lista ... OBM-L
>
> Talvez nao seja exagero dizer que o problema a que se refere a mensagem do
> Alexandre, abaixo, é mais que que CRUEL ...
>
> Um dos discipulos de EULER propos ao seu mestre o seguinte problema :
>
> Num poligono convexo de N lados, no qual duas diagonais quaisquer não sao
> paralelas, quantos pontos no exterior do poligono sao pontos de interseccoes
> [...]

   Muito obrigado pelos elogios. Realmente são de levantar a moral de qualquer um :-))

   Mas vamos ao que interessa: Por um certo apreço a pouca sanidade que me resta, ative-me aos polígonos regulares. Acreditei que suas particularidades deveriam nos ajudar um pouco.

   Como disse o Paulo, existem 3 tipos de intersecções. Vou acrescentar um quarto tipo, "entre diagonais paralelas". (Só p/facilitar as contas. Contudo, se vc acrscentar completar o plano euclidiano com a linha no infinito... :-)))

1) Um vertice ( total S1)

   Dada uma diagonal qualquer do polígono, ela intersecta outras 2(n-4) diagonais em um dos seus 2 vértices. Tomemos a diagonal V1V5. O total de diagonais que possuem V1 OU V5 com vértice (afora a própria V1V5, claro) é sempre (n-4)+(n-4).

   Logo, S1=2(n-4)

2) Num ponto no interior do poligono (total S2)

   Bem, se o que falei naquele e-mail anterior estiver certo, então S2=somatório

3) Num ponto no exterior do poligono (total S3)

   Hum.... Vamos calcular S4 primeiro.

4) Diagonais paralelas (total S4)

   Tomemos a diagonal V1V4 num octógono regular. Basta uma figura minimamente razoável para vermos que as dagonais V2V3, V5V8 e V6V7 são as únicas paralelas a V1V4. Some os ínidces dos vértices de cada diagonal. Vc obterá 5 ou 13 nesses resultados, certo? Detalhe importante, nós estamos num OCTÓgono (8) e 13=5+8, certo?

   A partir daí eu elaborei uma conjectura para polígonos regulares mas ainda não consegui enunciá-la formalmente. Algo como:

"Numere, no sentido anti-horário, os vértices de V1 até Vn. Tome um daigonal ViVj qualquer, com j>i (por praticidade). As diagonais paralelas a ViVj serão da forma V[i+k]V[j-k], para (i-j)/2<k<(j-i)/2 EM Z[n] (ou seja, sempre fazendo a congruência módulo n)."

   É, algo assim... Aguardo comentários.

   Ah, antes que eu me esqueça, sabemos que S1+S2+S3+S4=total de intersecções entre dua diagonais distintas quaisquer. Ou seja,
S1+S2+S3+S4=[n(n-3)/2]*[n(n-3)/2 -1]/2
S1+S2+S3+S4=n(n-3)[n(n-3)-2]/8

Sabendo S1, S2 e S4, é fácil calcular o S3 que eu tinha pulado antes. O único prob é efetivamente calcular o S4...

[]'s

Alexandre Tessarollo
--
Sign-up for your own FREE Personalized E-mail at Mail.com
http://www.mail.com/?sr=signup