Re: [obm-l] mais uma!

Primeiro note que podemos alterar levemente as regras, de modo que elas nos
convenham e o tempo mínimo não se altere. Em vez de "algumas das amebas
dividem-se em sete novas amebas", podemos impor "todas as amebas dividem-se
em sete novas amebas". É melhor ver isso com um exemplo (eu comecei a
escrever mas tava ficando grande e chato):
Para ir de 6 amebas para 25 amebas o mais rápido possível, vc pode tanto
fazer:
6 -> 5 -> 4 -> 28 -> 27 -> 26 -> 25, como
6 -> 30 -> 29 -> 28 -> 27 -> 26 -> 25, e ambas são feitas no menor tempo
possível. (Não provei, mas acho que dá p/ entender o que eu tô fazendo,
tendo pensado um pouquinho no problema. Caso contrário, diga.)

Agora o problema. A resposta é 9 segundos:
Primeiro veja que dá p/ fazer nesse tempo: 1 -> 7 -> 6 -> 42 -> 41 -> 287 ->
286 -> 2002 -> 2001 -> 2000.
Agora tente fazer em menos (digamos em t<9 segundos). De trás p/ frente:
como 2000 não é divisível por 7, em t-1 teríamos que ter 2001 amebas (aqui
foi útil aquela mudança nas regras). Como 2001 não é divísivel por 7, em t-2
teríamos que ter 2002. Em t-3, temos ou 2003 ou 2002/7=286. Mas se fosse
2003, seguindo esse raciocínio teríamos em t-8 2008, mas t-8<9-8=1, isto é,
t-8 é o tempo 0, contradição. Então em t-3 temos 286, e em t-4, 287. Em t-5
temos que ter 287/7=41, pois senão temos 288, e vai demorar mais 6 passos
até chegarmos num múltiplo de 7, estourando os 9 segundos. Etc.

David