Re: [obm-l] primitiva

Lamento pelos equívocos.
Com o Augusto: não vi a sua sugestão.
Com o Nicolau: vai alguma coisa sobre o tema. Confesso
a fraqueza da minha definição de elementar. Nem a raiz
de 2  pode ser calculada exatamente com um número
finito de operações de
+,-,* e /!

Vou tentar uma resposta pelo menos parcial para a
pergunta, com a hipótese de que ser elementar
implica ser analítica.

"Em Wed, 31 Jul 2002 18:59:47 -0300, David
Turchick<davidturchick@hotmail.com> disse:
Alguém sabe se existe um jeito de descobrir se uma
determinada função
integrável de R em R não tem primitiva elementar
(quero dizer, uma
composição de funções polinomiais, exponenciais,
trigonométricas e suas
inversas)?Um amigo meu me pediu p/ que eu achasse a
integral
de e^(2*sen(x)), pois
havia caído numa prova sua de Cálculo 1 e ele não
havia conseguido. Como eu
tb não tava conseguindo, resolvi colocar no Maple,
que me deu a maravilhosa
resposta: integral de e^(2*sen(x))...Obrigado,David
"

Bom achei o seguinte no Ahlfors,Complex Analysis,
p.47: todas as funções elementares transcendentais
(dos complexos nos complexos) podem ser escritas em
termos de  e^z ou sua inversa
ln(z).
Por exemplo, cos(z)=1/2(e^(iz)+e^(-iz)) ,
             sen(z)=1/2(e^(iz)-e^(-iz))

 o logaritmo definido por
   e^ln(z)=z , você pega para ln(z) aquele  com
argumento entre 0 e 2pi;

                arc cos(z)=+/- i*ln(z+sqrt(z^2-1))
                arc sen(z)=pi/2 -arc cos(z)
etc.

Pensando em funções dos complexos nos complexos,
Analítica é um termo técnico e significa
----
f analítica em a
f(z)=f(a)+f'(a)/1!(z-a)+f''(a)/2!(z-a)^2+...
para z numa bolinha em torno do a.
---

No seu caso, você começa com uma função de R em R.
Complexifica ela , pensa nela como uma função dos
complexos nos complexos. Exemplo x->sen(x)
penso em z->sen(z).  Vamos entender que você pensa em
ser expressa por funções elementares implica também
ser analítica depois que você complexifica. Se você
deriva uma analítica, chega numa analítica.

Então olha sua função para achar primitiva. Se ela
não for analítica, você não vai achar uma primitiva
analítica.

Por exemplo, a função
x->e^(-1/x^2) e 0 se x=0
não é análitica,
pois
f(0)=f'(0)=f''(0)=...=0
então para a=0 a série acima dá zero, mas e^(-1/x^2)>0
quando x<>0. Mas é C^infinito.
Por exemplo,
f'(0)=lim (e^[-1/x^2]-0)/(x-0) -> 0 quando x->0.

Então , não vai achar primitiva analítica e portanto
elementar para ela.

Um abraço,
Munhoz

  --- "Nicolau C. Saldanha"
<nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br> escreveu: > On Thu,
Aug 01, 2002 at 08:19:09PM -0300, Augusto
> número da Matemática
> Cordeiro a respeito do

> para
>
> Não, elementar é um termo técnico e não significa
> "comum".

> +,-,*
> exponencial,
>
> A função exponencial é elementar (por definição de
> elementar).
> As funções log, trigonométricas e trigonométricas
> inversas
> também. Vale a pena você ler o artigo de que o
> Morgado falou
> ou alguma outra coisa sobre o mesmo tema.

> [...]

Yahoo! PageBuilder
O super editor para criação de sites: é grátis, fácil e rápido.
http://br.geocities.yahoo.com/v/pb.html