[obm-l] Selecionados

Olá amigos da lista , estou com  dúvida em duas questões do Selecionados
, se puderem me ajudar .
As questões são as seguintes :

1 -Um fazendeiro , trabalha sozinho , capinando um certo terreno em 10 horas
. Sua esposa , trabalhando sozinha capina o mesmo terreno em 12 horas .
Após o fazendeiro e sua esposa capinarem o terreno juntos durante 1 hora
, recebem a ajuda de sua filha e então os três terminam de capinar o terreno
em 3 horas . O número h de horas necessária para que a filha sozinha capine
o terreno é:

Esse estilo de problema eu tenho um pouco de dúvida , não estou sabendo
trabalhar com a relação do tipo :
Ex  : trabalhando juntos João e Manoel fazem um serviço em tantas horas
, sozinhos farão o mesmo trabalho em quantas horas .
Alguém pode me ajudar ?

E um outro problema que também não saiu de jeito algum , foi o seguinte
.

2- Raul e Antônio correram 10 quilômetros . Começaram do mesmo ponto , correram
5 quilômetros montanha acima e retornaram ao ponto de partida pelo mesmo
caminho .Sabendo que Raul partiu 10 minutos antes de Antônio com velocidades
de 15Km/h  montanha acima e 20Km/h montanha abaixo e que Antônio corre a
16Km/h e 22Km/h , montanha acima e montanha abaixo respectivamente , a que
distância do topo da montanha eles se cruzam ?

Tentei fazer por física , montei as equações dos dois , mais não cheguei
a lugar algum .
Qualquer ajuda , fico muito agradecido .
Um abraço .
Rick.

 |-=Rick-C.R.B.=-                         |
 |ICQ 124805654                           |
 |e-mail luizhenriquerick@zipmail.com.br  |

Use o melhor sistema de busca da Internet
Radar UOL - http://www.radaruol.com.br