[obm-l] Uma questão de física

Oi pessoal da lista,

tenho uma dúvida sobre física elementar e que deve interessar a muita gente
da lista.

A pergunta. Temos uma pedra presa a um barbante. É possível gira-la num
plano vertical (isso quer dizer de cima para baixo) de forma que o modulo da
velocidade instantanea da pedra seja constante em toda a trajetoria?

Eu não sei a resposta. Numa prova de física da minha faculdade perguntava em
que trecho da trajetória a tensão da corda é a maior, mas eu cheguei a
conclusão que é impossível fazer esse movimento com um barbante, na verdade
não cheguei a conclusão mas estou suspeitando que é impossível.

Boa sorte e um abraço do

Eduardo Casagrande Stabel.
Gaúcho de Porto Alegre.