Re: [obm-l] Infinitos

On Tue, Jul 02, 2002 at 01:41:00PM -0300, Gabriel Pérgola wrote:
> Pergunta: Quantas numeros tem de 0 a 1 ?
> Resposta: Infinitos numeros...
>
> Pergunta: Quantos numeros tem de 0 a 10 ?
> Resposta: Infinitos numeros...
>
> Aonde tem mais numeros, de 0 a 1 ou de 0 a 10?

Existem muitos conceitos de infinito.
Um dos mais importantes é o conceito de cardinais infinitos (de Cantor)
sobre o qual já se falou muito nesta lista (veja os arquivos) e sobre
o qual você pode ler também em Naïve Set Theory, de Halmos (acho que
existe tradução).

No seu exemplo o cardinal é o mesmo, a função

f: [0,1]  -> [0,10]
     x   |->  10x

é uma bijeção.

[]s, N.