[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Fatoração

From: "niski" <fabio@niski.com>

> Esta errado Eduardo. É pedido para fatorar em R voce restringiu o
> dominio, logo não obedebeu as condicoes do enunciado.
> Veja o resultado da fatoracao na minha msg.

Niski,

eu disse a seguinte frase:
"Quando queremos fatorar a expressão (x^6 + x^3y^3 + y^6) nos reais, estamos
interessados em encontrar uma expressão produto ou quociente que valha para
todos os pontos do plano (x, y). No caso a expressão
(x^9 - y^9)/(x^3 - y^3) = (x^6 + x^3y^3 + y^6)
SÓ VALE QUANDO (x^3 - y^3) não é zero, ou seja quando x é diferente de y.
Portanto essa fatoração funciona em todos os pontos (x, y) do
plano, excetuando-se a reta afim, onde vale x=y"

Repare na conclusão:
"Portanto essa fatoração funciona em todos os pontos (x, y) do plano,
EXCETUANDO-SE a reta afim, onde vale x=y."

Se você ler todo o meu e-mail, vai ver que isso quer dizer que essa NÃO É
UMA FATORAÇÃO VÁLIDA NOS REAIS, como você diz.

Eu estava tentando explicar o que era esse domínio de fatoração, era essa a
minha intenção.

Um abraço!

Eduardo Casagrande Stabel. Porto Alegre, RS.