[obm-l] Re: [obm-l] pergunta sobre uma questão...

>   Gostaria de saber como se faz a questão 9 dos problemas
> do nivel 1, 1ª fase da XXIII Olimpíada de Matemática.
> Sobre o serralheiro que possuia 10 pedaços de 3 elos de
> ferro cada um. Ele quer fazer uma corrente única de 30
> elos. Para abrir e soltar um elo ele leva 5 minutos.
> Quantos minutos no mínimo ele levará para fazer a
> corrente? A resposta é 35 min, mas eu queria saber porque.

Quando ele abre um dos conjuntos de 3 elos, ele gasta 15 minutos e
pode ligar mais 4 conjuntos de 3 elos:
ooo O ooo O ooo O ooo (os "o"'s são os tres elos unidos e os "O" 's sao
os que foram abertos)

abrindo outro conjunto de 3 elos temos
ooo O ooo O ooo O ooo
Entao gastamos 30 minutos e temos 2 correntes de 15 elos.
Para unir as duas correntes (representados pelo hífen abaixo)
necessitamos de abrir mais um elo: mais 5 minutos.
Total 35 minutos
oooOoooOoooOooo-oooOoooOoooOooo

    []'s

        Douglas Carvalho