Re: [obm-l] Análise

Se f e derivavel em (a,b), entao vale o seguinte teorema, conhecido como
do valor medio:

Dado x,y em (a,b), com x<>y, entao existe z em (x,y), tal que :

f(x)-f(y)=f'(z)(x-y)

Aplicando isso ao seu problema, dado x em (a,b], entao existe z=z(x), tal
que:

f(x)-f(a)=f'(z)(x-a), com z em (a,x)

Entao f'(z)=g(x).

Agora, se o que voce queria mesmo era ver uma demonstracao do teorema do
valor medio, e so olhar qualquer livro de calculo 1. Uma ideia besta e a
seguinte:

Primeiro voce pode provar que se f(a)=f(b), entao existe c em (a,b) com
f'(c)=0, se f e derivavel. O teorema geral sai a partir desse com um
truquinho besta. Pra "provar" esse, observe que em [a,b], f tem maximo e
minimo, pelo teorema de Weierstrass. Se f' nao se anula, entao o maximo e
minimo sao os pontos do bordo (aqui esta o ponto onde eu troco 6 por meia
duzia), mas como f(a)=f(b), entao a funcao e constante.

Isso e so uma ideia infame, mas a prova tem em qualquer livro.

Abraco,

Salvador