Re: [obm-l] Algumas da Iberoamericana.SEGUNDO PROBLEMA PARA A LISTA

2)

Bom, como 11|11 e 11|77, acho que o problema quis dizer maior ou igual a 11.

De fato B termina em um impar diferente de 5, logo nao tem fator 2 nem 5.

Sobraram 3 e 7, e o Bruno cantou certinho:

i) 21^k = (20 +1)^k= ..... + 20k + 1, logo termina em 1 e tem o algarismo
das dezenas par.

ii)Podemos provar que as potencias de 7 tem o algarismo das dezenas par:

As potencias de 7 terminam em 1, 3 ,9 ou 7.
Supondo, por inducao que 7^n tem a dezena par, 7^n+1=7*7^n terá dezena par,
pois na multiplicacao, ou vai 0 ou vai 2 ou vai 6.

iii)Analogamente 3 tem dezena par.

iv)supondo B=3^x * 7^y = 21^m * (3^n) ou 21^m * (7^n). Logo tem dezena par.
Contradicao.