Re: [obm-l] 1,0000...001

    Hmmm.... Eu já escrevi um bocado sobre o assunto 0,9999...=1; eu lembro
de ter focado mais na questão que o Rafael levanta aqui, isto é, ao invés de
provar que 0,999...=1, eu dei a minha opinião do porquê da SURPRESA e da
resistência que as pessoas têm de aceitar este fato.

    Mas vou parafrasear o Nicolau: está nos arquivos da lista, eu tive o
maior trabalho para escrever com cuidado da outra vez, então quem quiser
veja lá. Afinal, é para isso que servem os arquivos. ;) ;) ;)

    Mas o resumo é: sim, Rafael, a maioria das pessoas têm dificuldade de
aceitar a idéia que um número possa ter duas representações decimais
distintas, pois elas aprenderam a ver se dois números são iguais verificando
se a expansão decimal é a mesma. Todos usavam as expansões para comparar
números, era a maneira mais simples de ver qual é maior, e de repente vem
alguém e diz que essa regra de comparação não funciona. Pior, não funciona
num caso específico (da dízima com 9999...)... então a reação natural é
"este caso está errado" ao invés de "minha regra estava errada, falha apenas
neste caso". Quanto aos casos que você mencionou, as pessoas pensam que 0
não é nada, então não conta -- para ver qual é maior, o 0 não contava de
qualquer jeito. Mas seu argumento é ótimo.

    Tudo isso, é claro, em minha modesta opinião (EMMO?).

    Abraço,
            Ralph