Re: [obm-l] Filosófica...

Eu me arrisco a responder essa pergunta com a idéia de teoria dos modelos da
matemática. Não tem como constatar se o universo duplicou de tamanho ou não.
Logo voce pode admitir que isso seja verdadeiro ou falso, sem chegar a
contradição. Assim como a hipótese do contínuo é indepente da teoria dos
conjuntos, i.e., podemos aceitá-la como verdadeira ou falso sem chegar em
nenhuma contradição (não pode ser provada nem refutada), assim o fato do
universo ter duplicado é independente da teoria que explica o comportamente
do universo sob a ótica do homem (ou seja, a física, já que a física foi
criada e é estudada pelo homem).
   Esse é um ponto de vista que eu tenho a respeito não só dessa, mas de
todas questões filosóficas que dizem respeito ao universo em que vivemos: o
determinismo do universo (o universo está completamente determinado,
inclusive nosso futuro, pelas leis da física), o idealismo (a matéria não
existe, o que existe é o nosso pensamento, alguém me corrija se não é bem
isso), etc, etc.  Costumo explicar todas essas questões sob o ponto de vista
da teoria dos modelos (com ênfase ao teorema da incompletude de Godel).
Admitir ou não essas coisas como verdadeira, em nada alterará a nossa
concepção do universo. Não há por que elas sejam necessariamente
verdadeiras, ou necessariamente falsas. Elas são independentes,
indecidíveis.
   Portanto, se voce acreditar que o universo duplicou de ontem para hoje, e
eu não acreditar, não há por que achar que um de nós está certo e o outro
errado. A resposta final que eu dou à pergunta, se o universo duplicou ou
não é: tanto faz.

                                             Rogério