Re: [obm-l] funça Zeta de Riemman.

Oi Gabriel,

Eu escrevi umas coisas sobre este assunto um tempinho atrás. Você pode
procurar por emails com o titulo "Teorema de fermat" nos arquivos da lista,
no fim de janeiro de 2002.

Mas o principal é que vale o seguinte, para todo s complexo:
$\zeta(1-s)=2(2\pi)^{-s} \gamma(s)\cos(s\pi /2)\zeta(s)$, e dos zeros do
cosseno você deduz os zeros "triviais" de zeta. (na verdade é preciso saber
também que zeta tem um único pólo em s=1 e é holomorfa no resto do plano,
pq senão um zero poderia ser "estragado" por um pólo, etc)

As mensagens que eu citei têm mais detalhes. Inclusive, na sequencia, e
também com o título "Teorema de Fermat", o Gugu observou que a série dos
inversos dos primos diverge, que era uma coisa que alguém na lista
perguntou esses dias.

Bruno Leite
http://www.ime.usp.br/~brleite